terça-feira, 8 de junho de 2010

Oficina: O uso do blog nas aulas de Língua Portuguesa como prática de leitura e escrita de textos variados

Ementa da oficina – O objetivo da oficina é apresentar as possibilidades de utilização do blog como encaminhamento de ensino para leitura e produção de diferentes gêneros textuais. Além disso, pretende-se criar blogs personalizados com o site do Blogger (http://www.blogger.com.br), apontando as vantagens da escrita colaborativa. Outro recurso abordado será a utilização do microblogging Twitter como ferramenta educacional.
Conteúdo da Oficina
Conteúdo estruturante: Discurso como prática social
Fundamentos Teóricos-metodológicos: Práticas discursivas – prática de escrita e leitura
• Refletir sobre o impacto dos blogs na aprendizagem e na comunicação;
• Vantagens do blog;
• Visitar blogs e fazer levantamento dos gêneros textuais presentes em blogs educacionais;
• Criar um blog e utilizá-lo em atividades de prática pedagógica;
• Inserir imagens e comentários;
• Diferenças entre blog, fotologs e vlogs;
• Noções de microblogging – Twitter;

DICAS DE LINKS
• Quer aprender? Crie um blog - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.htm
• A imprescindível revolução do blogues educativos - http://www.gazetadopovo.com.br/blog/namira/?id=849229
• Blog – Ciberespaço na escola: http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
• Blogues na educação - http://www.slideshare.net/gmag/blogues-na-educacao1
• Colocar link no blog: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod81787/linknoblog.htm


Referências
BURGARDT, Lilian. Professor “blogueiro” – razões para criar um blog e usá-lo como aliado em sala de aula. < http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=14193> Acesso em 09 de fevereiro de 2010.

CARVALHO, Ana Amélia A.(Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para Professores. < http://www.educacaoadistancia.blog.br//arquivos/manualdeferramentas20.pdf>
Acesso em 09 de fevereiro de 2010.

CORAÇÃO, Eliziane Z. R. Web 2.0 – Criando um blog (Blogger) < http://zellacoracao1.wordpress.com/2009/11/06/web-2-0-criando-um-blog-do-blogger/> Acesso em 09 de fevereiro de 2010.
CORAÇÃO, Eliziane Z. R. Twitter.< http://www.slideshare.net/zellacoracao/twitter-3056671>. Acesso em 09 de fevereiro de 2010.
KOMESU, F. C. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, L. A. e XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 13-67.
MORAN,J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Em Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, RS, ano 1, n°. 1, p. 137 – 144, setembro 2000.
O Twitter vê e mostra tudo.< http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI63823-15228-1,00-O+TWITTER+VE+E+MOSTRA+TUDO.html>. Acesso em 09 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário